Como limpar e higienizar sofá, colchões e tapetes?

 

CHECKLIST PASSO-A-PASSO PRÉ-AVALIAÇÃO E DE HIGIENIZAÇÃO DO ESTOFADO - MÉTODO SPS SERVICOS

 

Preparar o local de trabalho, removendo objetos e pertences do cliente e solicitando que os guarde em outro local para não correr riscos de avarias; Remover tapetes (se houver); Proteger os móveis e eletrodomésticos para evitar respingos de sujeira ou produtos durante o processo de escovação (ex: cadeiras, rack, mesa de centro, poltronas, TV, etc.);

 

Vídeo de Pré-análise evidenciando todas as áreas, inclusive as críticas, como sujeiras mais densas, manchas, marcas de desgaste, rasgões, furos, travessas quebradas, pés quebrados ou soltos, costuras soltando, etc. (Lembrete: importante após essa análise apontar todas as observações ao cliente antes de iniciar o processo de higienização e/ ou impermeabilização);

 

Escovação a seco para aspiração inicial (remoção de todos os resíduos sólidos do estofado). Cuidado com objetos cortantes ou perfurantes que possam estar nas frestas SIGA AS ETAPAS A SEGUIR: e laterais dos estofados, bem como também objetos de valor dos clientes como cartões, moedas, outros objetos;

 

Tratamento com produtos específicos para cada caso de mancha de forma preliminar ao processo de higienização como um todo.

 

Executando a sequencia de aplicação, escovação e enxágue para a remoção da sujidade e do resíduo de produto.

 

Aplicação de produto de acordo com a diluição correta para cada tipo de sujidade presente no tecido como um todo; Aguardar o tempo estimado para ação do produto. Dica: enquanto isso aproveite para dar uma explicação técnica ao cliente sobre o procedimento que você está executando. Isso gera conexão, credibilidade e cientificidade.

 

Iniciar o processo de escovação (manual ou mecânica) de acordo com o tipo de escovas indicadas para cada tipo de tecido.

 

Realizar a primeira extração (sem enxágues) somente aplicando uma leve névoa de produto para umedecer novamente o estofado a fim de facilitar a extração.

 

Retificar as duas etapas anteriores o quanto for necessário até remover o máximo possível de sujidade elevada, tomando as devidas precauções para que não rasgue ou danifique o tecido pelo excesso de escovação.

 

Extração com enxágue para finalização do serviço, retificando bem as partes das costuras ou junções entre almofadas e quinas dos estofados.

 

Revisar, após 10 minutos, se não verterá manchas, retificando o processo de extração final (sem enxágue) ou locais que tenham ficado mais úmidos.

 

Fazer a limpeza do local, recolhendo o excesso de água pelo chão e reorganizar os móveis. Preparar o estofado para a secagem deixando, caso existam, almofadas soltas de forma que fique o mais ventilado possível. Não esqueça de um detalhe importante, SEMPRE secagem à sombra em local ventilado.

 

Fazer a entrega técnica explicando todo o passo-a-passo realizado e orientar sobre o pós-venda e dar dicas de como manter a manutenção da limpeza (aspirações mensais e pano umedecido com álcool quando necessário).

 

Fazer o vídeo e fotos do resultado final para controle de qualidade, registro e marketing. Passar o finalizador (desodorizador/finalizador profissional) se caso o cliente desejar. Obs.: Não realizar esse processo caso seja feito a impermeabilização posterior, visto que esses tipos de finalizadores costumam desabilitar os efeitos dos impermeabilizantes.

 

Fazer uma última verificação no local onde foi realizado o serviço e certificar se todas as ferramentas e máquinas foram recolhidas.